Quem Somos

A identidade de cada pessoa é quase sempre relacionada a alguém, um lugar, um passado... uma historia. Com os Missionários Monfortinos não é diferente. Fica difícil apresentar-nos sem fazer referência a alguém muito especial, de quem nós recebemos o nome: São Luis Maria Grignon de Montfort. Ele é muito mais conhecido que seus missionários. Passamos a ser conhecidos por causa dele, sua paixão por Cristo, por Maria, pelos pobres e pelas missões.

O nosso santo fundador gostaria que nos apresentássemos assim: “Líberos... livres, homens cheios do Espírito Santo, que fossem levados como nuvens pelo sopro do mesmo Espírito la onde a Boa Nova deve chegar.” Gostaria também que nos conhecessem como os “amigos dos pobres”. Ou ainda “verdadeiros filhos de Maria, que, com o rosário e o evangelho, levem o fogo do amor de Deus os lugares.” 

Somos parte de uma grande família, a FAMILIA MONFORTINA: Os Missionários Monfortinos, as Filhas da Sabedoria e os Irmãos de São Gabriel, a serviço da missão nos cinco continentes. Leigos e leigas consagrados a Jesus por Maria partilham conosco a espiritualidade e a missão.

A comunidade dos Missionários Monfortinos nasce, praticamente, em 1716 de um desejo de São Luis de Montfort; ele quis uma “pobre e pequena companhia” de missionários que evangelizassem o campo e a cidade. Tudo começou numa pequena região ao oeste da França e hoje os missionários que ele sonhou, irmãos e padres, estão presentes em mais de 25 países. 

O carisma e a espiritualidade monfortina, no entanto, ultrapassam as fronteiras dos países onde estamos, pois, ha um número incalculável de leigos e leigas que assumiram com entusiasmo os compromissos do batismo através da “Consagração total a Jesus por Maria”, fazendo com que a família monfortina seja mais numerosa ainda e esteja em países nos quais os Monfortinos, propriamente ditos, ainda não puseram os pés. 

Em 2016 celebraremos 50 anos da nossa presença no Brasil. Atualmente nos encontramos nas cidades de Contagem e João Monlevade (MG) e São Paulo e Cajamar (SP).Com um ideal maior que nós mesmos: ser santos como o foi o nosso fundador.

Pe. Luiz Augusto Stefani, smm